Serão apresentados e discutidos exemplos de utilização de estruturas metálicas em obras emblemáticas da arquitetura moderna, enfatizando as potencialidades do aço como material construtivo de eleição e a necessidade de cooperação intensiva entre os projetistas de arquitetura e de estruturas. Espera-se que este tema conte com uma participação expressiva de arquitetos.
Para além das mais recentes obras e projetos em estrutura metálica e/ou mista, serão abordadas as tendências atuais no que se refere à conceção de pontes e aos respetivos processos construtivos.
A sustentabilidade, nas suas diversas vertentes, tem vindo a afirmar-se como essencial para o desenvolvimento da sociedade. Serão abordados projetos e obras recentes em construção metálica e mista que demonstrem a apetência natural destas estruturas para cumprir os objetivos da construção sustentável: ser socialmente justa, economicamente viável e “amiga” do ambiente.
Este tema pretende evidenciar os recentes desenvolvimentos na construção de edifícios, destacando as mudanças e implicações que a crescente industrialização tem vindo a introduzir no setor da construção metálica e mista.
Espera-se uma grande participação de projetistas (engenheiros e arquitetos) neste tema, de modo a ilustrar claramente os benefícios da utilização de estruturas metálicas na realização de grandes projetos, tais como: simplicidade, esbelteza, luminosidade, etc.
Serão abordados o desenvolvimento, a análise e a validação de produtos e técnicas inovadoras.
Este tema tem como objetivo realçar as vantagens da aplicação dos sistemas de qualidade, de forma a evitar problemas e custos inerentes a um deficiente controlo de qualidade.
Este tema pretende evidenciar o papel significativo da construção metálica no setor vital da energia, com particular ênfase nos equipamentos para produção de energias renováveis e na construção metálica off-shore (submersa e à superfície).